5 dicas para jogar online com segurança contra cibercriminosos

Você pode derrotar alienígenas, construir parques de diversões virtuais e apertar botões em batalhas online. Para alguns, jogar videogame é uma maneira de relaxar do dia a dia e viajar momentaneamente para novos mundos.

Outros jogam porque adoram a competição ou gostam de participar da comunidade online em torno de seu jogo favorito. Mas, assim como em outros reinos online, os jogos não estão livres de cibercriminosos. Os cibercriminosos aproveitam os portais de jogos online de alto tráfego para obter lucro na dark web.

Na próxima vez que você fizer login no mundo virtual de sua preferência, aumente o nível de segurança dos jogos para proteger seu dispositivo e suas informações de identificação pessoal (PII).  

Por que os cibercriminosos visam os jogadores? 

As empresas de jogos hospedam um tesouro de informações valiosas. Os jogadores confiam a essas plataformas suas informações de pagamento, detalhes pessoais, senhas e a segurança de seus personagens nos jogos, nos quais eles gastam milhões de horas e centenas de dólares para aprimorá-los.

Os cibercriminosos também visam os jogadores por meio de malware disfarçado de vantagem. O software de trapaça para jogos online é comum, pois os jogadores se esforçam para ser os melhores entre seus adversários. Por exemplo, um golpe de malware visava jogadores que buscavam uma vantagem para o “Call of Duty: Warzone”. Os criadores do malware anunciaram o “software de trapaça” no YouTube com instruções sobre como fazer o download.

O vídeo recebeu milhares de visualizações e centenas de comentários, o que fez com que parecesse legítimo. Uma das etapas da instalação do “software de trapaça” era que os usuários tinham que desativar os programas antivírus e os firewalls. Os usuários deixam os cibercriminosos entrarem diretamente em seus dispositivos! A partir daí, um tipo agressivo de malware sem arquivo chamado dropper infectou o dispositivo. Um dropper não faz o download de um arquivo malicioso. Em vez disso, ele cria um caminho direto para entregar uma carga útil adicional, como um malware para roubo de credenciais.1

5 dicas de segurança para gamers

Os jogos competitivos são… bem… competitivos. Portanto, se você investe muito dinheiro real em seus personagens, fique especialmente atento e siga estas cinco dicas importantes para proteger suas contas online.

1. Não revele informações pessoais

É comum que os jogadores usem variações de seus nomes reais e datas de nascimento em seus nomes de usuário públicos. Isso pode revelar informações pessoais que você prefere manter em sigilo. Em vez disso, considere usar um apelido ou uma combinação de números aleatórios. Da mesma forma, não revele detalhes pessoais sobre você (número de telefone, cidade natal, lugares que visita regularmente etc.) em bate-papos ou streaming. Os cibercriminosos podem coletar esses detalhes pessoais para se passar por você.

2. Edite suas configurações de privacidade

Em alguns jogos online para PC, você pode participar de campanhas com jogadores de todo o mundo. Embora a interconectividade seja excelente, examine cuidadosamente quem você permite que siga seu perfil online. Se um estranho enviar uma solicitação de amizade do nada, fique alerta. Eles podem ter intenções nada positivas, como phishing para obter dados valiosos. É melhor você personalizar suas configurações de privacidade para tornar seu perfil invisível para estranhos.

3. Não pirateie jogos nem faça download de softwares de trapaça

Os desenvolvedores dedicam muito tempo à criação de jogos incríveis, portanto, certifique-se de comprar os jogos legalmente e jogue-os conforme o planejado. A pesquisa revelou que versões crackeadas – ou não autorizadas – de jogos populares às vezes escondiam o malware ChromeLoader, que tem a capacidade de roubar credenciais armazenadas em navegadores da Internet. Descobriu-se que versões crackeadas de Call of Duty, Elden Ring, Dark Souls 3, Red Dead Redemption 2 e Roblox continham malware.2

Tenha um cuidado extra com downloads gratuitos e softwares de trapaça (cheats). Em vez disso, aceite um desafio e divirta-se com o jogo como ele foi criado.

4. Faça login com uma VPN

Uma rede virtual privada (VPN) codifica o tráfego de dados online, o que bloqueia bisbilhoteiros digitais intrometidos que você possa encontrar ao jogar online. Uma VPN torna praticamente impossível para qualquer pessoa acessar seu endereço IP ou espionar sua navegação online.

5. Proteja seu dispositivo com software antivírus

O software antivírus pode tornar sua experiência de jogo online mais segura. O software antivírus McAfee, que está incluído no McAfee+, oferece proteção contra ameaças em tempo real, o que significa que seus dispositivos estão cobertos com proteção contínua contra malware e ameaças online em constante evolução.

1Technica: “Cheats maliciosos para Call of Duty: Warzone estão circulando online

2 TechRadar: “Tenha muito cuidado ao fazer download desses jogos online: eles podem ser malware

Apresentando o McAfee+

Proteção de identidade e privacidade para sua vida digital

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Mantenha-se atualizado

Siga-nos para se manter atualizado sobre a McAfee e ficar por dentro das mais recentes ameaças à segurança móvel e do consumidor.

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

Mais de Segurança na Internet

Back to top